Taise Walber: MEU CARNAVAL DE BATE E VOLTA.

MEU CARNAVAL DE BATE E VOLTA.

Oi meninas!!

Já estou de volta. Como avisei aqui, eu viajei, mas foi um bate e volta, cheguei ontem á noite. 
Fomos pra Jacobina no Sábado pela manhã, e ao chegar lá, fomos direto com meu pai para um povoado que pertence ao município chamado de Itaitú. Tava rolando um carnaval tipo "cultural" por lá, o chamado "Balaio Cultural". Como meu pai tinha alugado uma casa, fomos de mala e cúia pra lá. É um carnaval diferenciado, nada haver com o de Salvador. As atrações são compostas de programação infantil, com palhaços e demonstrações da cultura local, como o bloco dos cãos, que é tradicional de Jacobina (ver foto abaixo).



Eu não podia perder esta chance!!kkkkkk
Os Cãos é um grupo folclórico e cultural da cidade de Jacobina, que surgiu por volta de 1940.
As pessoas que participam do grupo pintam seus corpos com algumas misturas (óleos, corantes, entre outros materiais), além de colocarem chifres sobre suas cabeças, imitando o que seriam os “diabos” ao saírem do inferno. Além desses “diabos”, participam da apresentação um anjo (São Miguel), uma alma que acaba de chegar ao mundo dos mortos (cobiçada pelos Cãos), uma mulher (esposa do diabo-chefe) e o malandro Zé Pelintra (homem de terno branco, cravo na lapela, chapéu sobre os olhos e a tradicional fama de mulherengo, boêmio e praticante de rituais voltados ao culto de Umbanda).
É muito interessante, pena que as crianças ficam morrendo de medo, tadinhas...

Bem, então foi assim: no Sábado ficamos na praça tomando umas e vendo os palhaços se apresentarem, o bloco dos cãos e depois bandinha com músicas antigas de carnaval. À noite, por volta das 11:30, voltamos para a praça e assistimos ao cantor Xangai, que canta a música nordestina em um formato tipo MPB.
No Domingo pela manhã, fomos à cacheira Véu de Noiva, que fica próxima. Pena que esqueci de levar a máquina junto, por isto não tem fotos. Colei aqui uma imagem da net, só para vocês terem uma noção da beleza que é esta cachoeira:


Chegamos da cachoeira uma 13:30, e foi só almoçar e vir embora :-(. Passou muito rápido!
É sempre assim, meu marido trabalha em fábrica de sapato, então é difícil parar, pegar feriadão, enfim...Sempre na correria!!

Mas deu pra curtir um bocadinho, né? Em Salvador, aqui pertinho, o bicho ainda tá pegando. O jeito é assistir na Band, o Band folia, e babar muiiiito!!

Beijosss!!!!!! E boa semana pra todos nós!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é sempre bem vindo aqui no blog!! Aceito Críticas, mas apenas as construtivas. Falta de respeito, xingamentos e abusos não serão permitidos aqui no Blog.
Obrigada pela visita, e volte sempre que quiser.

Postagens mais visitadas