Taise Walber: Papo Fitness: Alimentação para quem malha

Papo Fitness: Alimentação para quem malha


Olá Meninas!!

Hoje estou inaugurando com esta publicação um post semanal sobre a prática de exercícios físicos, em especial a musculação que é a atividade que eu pratico diariamente. Este era um desejo antigo meu, já que sou apaixonada pela prática de exercícios e já frequento a academia há mais de 12 anos!!

Para começar com o pé direito, o tema escolhido é: Alimentação para quem malha. Afinal, se você quer malhar e ter um corpo definido, é essencial que você se conscientize de que a sua alimentação influenciará de maneira direta na conquista do seu objetivo.

Confira as dicas básicas para quem quer tornar a alimentação uma aliada na busca pela saúde e corpo definido:

1 – Coma a cada três horas: O segredo é não passar muito tempo sem comer, para quando for fazer as refeições não exagerar na dose. Quando o seu organismo fica sem receber nutrientes, ele acaba queimando toda a sua reserva de energia, e você ganha massa muscular mais lentamente do que o normal.

2 – Exagere na água: A água ajuda na eliminação de tudo o que não foi aproveitado durante a digestão. Além disso, por ser um ótimo supressor de apetite e um excelente diurético ela é uma aliada indispensável na busca pelo emagrecimento.

3 – Prefira as proteínas: Queijo, carne vermelha, ovos, soja, leite, iogurte... As proteínas são os principais componentes dos músculos e, assim como os carboidratos, só possuem 4Kcal por grama. 

4 – Aprenda a diferenciar os carboidratos: Esses nutrientes são divididos em dois grupos: Os simples e os complexos. O primeiro grupo engloba as guloseimas como doces, farinhas refinadas e as versões não integrais dos alimentos. Além de fornecerem energia por um curto espaço de tempo, eles causam aquela sensação de fome mais rapidamente. Já os complexos, pão, macarrão, farinha, tudo na versão integral, acarretam uma digestão mais lenta e, por isso, garantem a saciedade por muito mais tempo.

5 – Inclua as fibras na sua alimentação: Elas reduzem a retenção de líquidos, ajudam no funcionamento do intestino e não são alimentos muito calóricos. As frutas e as folhas são excelentes fontes de fibra, vitaminas e minerais.

6 – Evite as gorduras, mas não as exclua da sua dieta: Elas engordam sim e se ingeridas em grande quantidade podem causar diversas doenças. Porém, se você souber balancear a sua alimentação, elas não precisarão ser banidas da sua vida. As gorduras têm importante participação nas diversas funções do nosso organismo, como o transporte de vitaminas e a regulagem dos hormônios.

7 – Fique de olho nos rótulos: Observar a composição nutricional dos alimentos é essencial para conseguir manter uma dieta equilibrada e saudável. Frutas, legumes e verduras devem estar presentes no seu cardápio e fazer parte do seu dia-a-dia. 

8 – Evite o consumo de bebidas alcoólicas: Elas são ricas em calorias, não colaboram na execução de nenhuma função do nosso organismo e não possuem nutrientes benéficos à nossa saúde. Além de tudo, deixam o metabolismo mais lento e atrapalham o ganho de massa muscular.

9 – Transforme a refeição em um momento de prazer: Quando você pratica atividades físicas, é essencial que você se alimente bem. Aliás, deixar de comer pode ser um erro fatal na busca por um corpo definido. Coma com calma e saboreie cada alimento. Você precisará de muita energia para agüentar essa vida de “malhador”!

10 – Não exagere nas atividades: Não é “se matando” na academia que você ganhará um corpo musculoso. Além de ser primordial que você faça uma consulta médica antes de iniciar os exercícios, é bom que você siga as instruções do seu professor e respeite os limites do seu corpo. É melhor gastar mais tempo para alcançar o seu objetivo do que ter que cessar o seu treino por causa de alguma lesão.



Bem, além dessas dicas valiosas, é importante também atentar para a Pirâmide Alimentar. As principais metas da pirâmide alimentar são obter o consumo variado de alimentos, ingestão menor de gorduras saturadas e colesterol, maior consumo de frutas, verduras, legumes e grãos além, da ingestão moderada de açúcar, sal e bebidas alcoólicas. A prática 
de exercícios físicos é recomendada visando a perda ou manutenção do peso adequado como também, a prevenção de doenças entre elas, as cardiovasculares, diabete, hipertensão e osteoporose.



Agora que você já sabe como deve se alimentar, bora malhar!!




10 comentários:

  1. Respostas
    1. É isto aí Bruna!
      Água nunca é demais :)

      Beijos

      Excluir
  2. Ola Taíse,tudo bem?
    Amo,seu blog,suas dicas e admiro a dedicação que tem a ele.Sou seguidora assídua e sua vizinha,moro em Salvador.
    PARABÉENS PELO TRABALHO!
    Amei a ideia de colocar um cantinho voltado a fitness,dedica mais espaço a isso mesmo,posta suas series,alimentação,ideias,conhecimentos,ate o que consome nos finais de semana e suplementos.
    Para nos inspirar.

    Beijãaao,boa sorte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa Lorena que bacana seu comentário!!
      Gostei de saber que tenho uma seguidora tão querida pertinho de mim :)

      Beijos e obrigada

      Excluir
  3. Amo malhar, saí um pouquinho da academia e estou morrendo de saudade :'(
    Mas já já volto, mas sigo bem essas regrinhas quando estou malhando, tenho dificuldade só no horário de comer, por conta da faculdade. rs

    www.natendencia.com

    ResponderExcluir
  4. Entrei nesse mundo de academia agora. To gostando muito, a cada dia que passa a gente se sente melhor...Bjssss
    www.batompraque.blogspot.com.br
    www.facebook.com/batompraque

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! Quanto mais tempo a gente malha, mais viciadas nisto ficamos, rsrsrsrs...

      Bjs

      Excluir
  5. Malhar exige sacrifícios mas vale muito a pena!
    Ótimo post flor!
    Bjs*;*


    http://www.maisestilosa.com

    ResponderExcluir
  6. Olá! Adorei o post! Achei bem completo e interessante, continue postando mais sobre dieta, saúde..Passo sempre por aqui e adoro seu blog.
    Vim convidar você e suas leitoras para conhecer meu blog, comecei ontem!

    http://cantinhodaninna.wordpress.com/

    Espero que gostem!
    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  7. adorei o post, super completo.

    tbm amo esse universo da musculação.

    bjinhuss

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo aqui no blog!! Aceito Críticas, mas apenas as construtivas. Falta de respeito, xingamentos e abusos não serão permitidos aqui no Blog.
Obrigada pela visita, e volte sempre que quiser.

Postagens mais visitadas