Taise Walber: São João: Origem, Significado, Costumes, Festa...

São João: Origem, Significado, Costumes, Festa...



Oi Linduxas!!

Hoje vamos falar sobre uma das festas mais tradicionais aqui no Nordeste: São João! Sou casada com um Gaúcho, e já visitei alguns outros Estados, onde pude perceber que, em muitos lugares o São João não é comemorado do jeitinho que comemoramos aqui, por isso resolvi fazer este Post para compartilhar um pouco do que rola em meu Estado...

Quem foi São João?
Este Santo tem o título de "Santo Festeiro", por isso, no dia 24 de Junho (dia do seu nascimento), as festas são recheadas de muita dança, em especial o forró!

São João é considerado o Santo mais próximo de Cristo, pois além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão.

Aqui dizemos que, os fogo soltados no dia 24 de Junho servem para acordar São João! Além de reverenciar o Santo, aqui no Nordeste a festa se mistura com a prece por chuva, já que em muitos lugares, a seca é uma realidade.

Comidas
Nesse período o Milho reina absoluto, já que é a época da colheita desse cereal. Nossas festas são regadas de Pamonhas, Cural de Milho, Milho cozido, Canjica, cuscuz, pipoca e Bolo de Milho.

Por falar em Bolo de Milho, temos uma receita no Canal muito fácil e Prática! Dá pra fazer tudo no liquidificador, e fica muito gostoso e fofinho, veja:


.

Além das comidinhas a base de milho, no São João não pode faltar licor! Essa é a bebida tradicional dos festejos juninos, que é feita com a fruta escolhida sob infusão em aguardente por um período médio de 20 dias. O mais tradicional é, sem dúvida, o licor de Jenipapo, uma fruta que se parece com figo, porém um tanto maior, de cheiro forte e comestível.


Esses aí são os meus licores favoritos, Maracujá e Café, do tipo cremoso, com Leite Condensado! Fica uma delícia...

Sobre a Fogueira:
Segundo a tradição católica, a fogueira tem haver com um trato feito pelas primas Izabel (mãe de São João) e Maria (mãe de Jesus Cristo). Izabel teria mandando acender uma fogueira no topo de um monte para avisar a sua prima que seu filho havia nascido. Diz-se que quem saltar a fogueira em número ímpar de saltos, e no mínimo 3 vezes, fica por todo ano protegido de todos os males!

Então vamos soltar essa fogueira nesse São João Linduxas!!



Um Feliz São João para todos que me acompanha por aqui!!



4 comentários:

  1. Interessante, eu nao sabia o significado e o porque de ser comemorado..
    aqui no E.S , quase nao fazem nenhuma comemoração, as vees a igreja católica faz quadrilhas nessa epoca
    bjs gatona

    ResponderExcluir
  2. Que legal esse post, muita gente comemora mas não sabe os significados das festas juninas. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Inveja de poder usar vestidinho e curtir a festa junina de camisetinha. Aqui tenho que usar 5 blusas aff. Um dia quero ir pra Bahia conhecer esta festa. Aqui tem festa junina, mas num deve ser igual não.

    ResponderExcluir

Seu comentário é sempre bem vindo aqui no blog!! Aceito Críticas, mas apenas as construtivas. Falta de respeito, xingamentos e abusos não serão permitidos aqui no Blog.
Obrigada pela visita, e volte sempre que quiser.